(001-Julho.2012):

A pergunta mais comum, é “o que é a Umbanda?” De maneira fácil para entendimento, resumo assim: "Umbanda é a manifestação de pessoas e espíritos na prática do Bem".

Informações registradas informam que a Umbanda nasceu em 1908, dentro de um Centro Espírita Kardecista em Niterói/RJ.

Na época, os espíritos que não tivessem sido importantes, não podiam se manifestar no Kardecismo, e quando o médium Zélio Fernandino de Moraes, de 17 anos, incorpora um espírito de índio, os dirigentes discriminadores consideram-no atrasado e o enxotam do local.

Assim, só restou ao espírito Caboclo 7 Encruzilhadas, refundar no Brasil, a Umbanda - uma religião que já existia, conforme provam documentos de 1894, de missionários religiosos em Angola/África (Livro: 50 contos populares de Angola – USP).

A Umbanda baseia sua Ciência, Filosofia e Religião, nos livros editados por Kardec, sendo isso lógica, pelo fato do Caboclo 7 Encruzilhadas ter “baixado” num Centro Kardecista, e não em outra Religião. Também, os Registros da Fundação do primeiro Centro de Umbanda - do médium Zélio, determinam a leitura dos Livros de Kardec.

Quem são os espíritos que se manifestam na Umbanda? Conforme os dizeres dos fundadores: “São os Espíritos de índios e de negros ... cansados da prática da feitiçaria, superstições, primitivismos, ignorâncias ... e vêm para divulgar o Verdadeiro Evangelho de Jesus – o Cristo ... (eles sabiam que a bíblia, alterada, só atendia interesses comerciais)! E de forma simples vêm para falar a língua do povo. Não cobrar. Não pedir nenhuma retribuição. Não fazer oferendas ou sacrifícios. Usar o branco. Quem sabe mais, ensina a quem sabe menos. Usar as Energias da Natureza (objeto de futura mensagem). O médium deve aprender, ensinar o Evangelho, e praticá-lo na Palavra e na Ação.”

Esses espíritos de índios e de negros, também trouxeram os seus Rituais, que são os cantos, as palmas, os tambores, as danças, ... retrato de lembranças de suas vidas passadas, o que enriquece a Umbanda e a torna tão ao gosto popular
Pausa para observações:

Infelizmente, com o falecimento do médium Zélio em 1975, a Verdadeira Umbanda sofreu (e vem sofrendo) todas as deturpações possíveis, bem como foi invadida por fundamentos de outros cultos, seitas, credos e religiões. Para piorar, ideias humanas surgem com novos “fundadores” baseados em suas desinformações e egos.

Hoje, classificam a “umbanda” em branca, negra, vermelha, esotérica, mágica, mestres, gênios, magos, transcendental, sagrada, divina, iniciática, egípcia, umbandomblé, meio à meio, mista, morubixabas, ..., havendo até os ditos Movimentos para integralizá-la. Só não existe a “umbanda de sábios”, pois isso seria “um tiro no pé” (quem conhece, não cai em logro).

O que a “umbanda” é hoje, é apenas isto: “Cada Terreiro é a manifestação de seu dirigente e espírito que a comanda, sendo apenas os frutos de seus conhecimentos, ignorâncias, mandos e desmandos”.

Em suma, a Verdadeira, Primeira e Única Umbanda, aquela que ensinava as pessoas a conhecer, divulgar e praticar a Doutrina de Cristo, hoje, não mais existe.

A minha orientação para quem quer uma boa “umbanda”, é seguirem essa regrinha: “Uma das Leis Espirituais ensina que ‘semelhante atrai semelhante’; portanto, qualquer seja a umbanda que você frequente, para você ter a certeza de ser um bom lugar, observe as qualidades do dirigente: sendo boa pessoa; confiável; sem vícios; educada; de boa cultura; interessada em ajudar sem interesses escusos; que ensina às pessoas sobre o pecado e suas consequências; sobre cuidar bem do corpo, da mente e da alma; que não cobra e nem aceita recompensa; que tira as pessoas das suas fantasias e mostra o real; que não compactua com ignorâncias e crueldades como matar bichos e banhos de sangue; que não determina oferendas ou entregas; que resolve os “causos” no local sagrado de trabalho; que ao lhe aplicar um passe, faz você se sentir bem, leve, confiante, limpo; que lhe dá orientações seguras baseadas acima de tudo em Ética e Moral; etc.; então você está no lugar certo. Continue frequentando essa Casa e procure ajudá-la da melhor forma possível, porque lugares assim são raros e precisam ter continuidade.

Um recadinho para pessoas que procuram espíritos apenas quando de dificuldades: “Qualquer seja o problema que o leve à um Centro, a causa primeira disso pode ser um ‘chamado’ espiritual, não só para uma nova visão de Vida, como o cumprimento de missão na Caridade”!

(002-Julho.2012):

Inicio esta segunda mensagem, dizendo que as informações se baseiam em fatos, atos e provas testemunhais, e nunca em fantasias, lendas, etc.

O médium fundador da Umbanda – Zélio Fernandino de Moraes, em 1963, após 55 anos como Pai de Terreiro na Tenda Nossa Senhora da Piedade, passou o comando para suas filhas Zélia e Zilméia; e junto com sua esposa Isabel, passou a se dedicar somente à Tenda Cabana do Pai Antonio, em Boca do Mato, distrito de Cachoeiras de Macacu/RJ.

Em 1971, a Sra Lilia Ribeiro, da Tenda de Umbanda Luz, Esperança e Fraternidade, no RJ, gravou em K-7, mensagem do Caboclo 7 Encruzilhadas, da qual temos cópia, e a transcrevo:

“A Umbanda tem progredido muito e vai progredir.

É preciso haver sinceridade, honestidade, e eu previno sempre ... a vil moeda vai prejudicar a Umbanda; médiuns irão se vender e serão expulsos, como Jesus expulsou os vendilhões do templo.

O perigo do médium homem é a consulente mulher; e do médium mulher é o consulente homem.

É preciso estar sempre de prevenção, porque os obsessores que atacam nossas Casas, fazem tocar o coração da mulher que fala ao Pai de Terreiro; como no coração do homem que fala com a Mãe de Terreiro.

É preciso haver muita Moral para que a Umbanda progrida, seja forte e coesa.

Umbanda é Humildade, Amor e Caridade – e esta é a nossa Bandeira.

Neste momento me rodeiam muitos espíritos que trabalham na Umbanda do Brasil. São Caboclos de Oxóssi (que trazem o Conhecimento), de Ogum (que trazem a Lei), de Xangô (que trazem a Justiça). Eu sou da Falange de Oxóssi, e não vim por acaso, eu trouxe uma Ordem, eu tenho uma Missão.

Meus irmão: sejam Humildes, tenham Amor no coração. Amor de irmão para irmão. Assim vossas Mediunidades serão mais puras e servirão melhor aos Espíritos que baixem entre vós.

É preciso que os aparelhos estejam sempre limpos, com os “instrumentos”  afinados com as Virtudes que Jesus pregou aqui na Terra. Assim os Espíritos farão acontecer as boas comunicações e darão proteção efetiva para quem vem em busca de socorro nas Casas de Umbanda.

Meu aparelho já está idoso, com 80 anos, mas começou antes dos dezoito. Eu o ajudei ... para que fosse um médium aproveitável, e pela sua mediunidade, que eu implantasse a nossa Umbanda. Hoje, a maior parte dos que trabalham na Umbanda, ou passaram por esta Tenda, ou passaram pelas que saíram desta Casa.

Tenho uma coisa a vos pedir: Jesus veio ao planeta Terra na Humildade de uma manjedoura porque assim o Pai determinou. Ele podia ter nascido na casa de um potentado; mas, este Espírito que trouxe para a humanidade os passos para a Paz, Saúde e Felicidade, escolheu Maria para se a sua mãe.

Que o nascimento de Jesus, que a Humildade que ele trouxe à Terra, sirvam de exemplos, iluminando os vossos espíritos, tirando os escudos da maldade por pensamento ou prática; e que Deus perdoe as maldades que foram pensadas, assim a Paz vai reinar em vossos corações e lares.

Fechem os olhos para a casa do vizinho; fechem a boca para não murmurar contra quem quer que seja: não julgueis para não serdes julgados; acreditai em Deus e a Paz entrará em seus lares.

Eu, meus irmãos, como um dos menores espíritos que baixou à Terra, mas amigo de todos, numa concentração com os companheiros (também espíritos) que me rodeiam neste momento, peço que eles sintam a necessidade de cada um de vós, e que, ao saírem desse templo de Caridade, encontrem os caminhos abertos, vossos enfermos melhorados e curados, e a saúde para sempre em vossas matérias.

Com um voto de Paz, Saúde e Felicidade, com Humildade, Amor e Caridade, sou e sempre serei o humilde Caboclo das Sete Encruzilhadas.”

Notas:

Zélio Fernandino de Moraes nasceu em 10 de Abril de 1892, e faleceu em 03 de Outubro de 1975. Viveu 87 anos. Iniciou sua mediunidade aos 17, e dedicou 66 anos de sua vida à Umbanda.

O primeiro templo de Umbanda foi batizado de “Tenda Nossa Senhora da Piedade”, pelo motivo cristão de: “assim como Nossa Senhora acolhe os necessitados, a Umbanda também acolhe todos que dela precisam”.

Endereço do primeiro templo de Umbanda: Rua Floriano Peixoto, nª 30, Neves, Niterói/RJ. Depois, à Rua Teodoro da Silva, nº 997 – RJ.

(003 – Julho.2012):

Os “Pontos” que se cantam numa sesssão sessão de Umbanda: são um dos mais importantes fundamentos para que haja harmonização, corrente, eficácia e força, para as diversas necessidades dos trabalhos dentro do templo.

O surgimento da música nas atividades religiosas, inicia quando o Homem resolveu preencher o vazio de elementos que o ligassem às coisas Divinas. Na música, melhor se exprimem os sentimentos de Amor, Respeito, Louvação, Exaltação e Obediência aos Poderes Maiores. Dessa forma os cânticos tornam-se característica comum nas religiões, bem como para festividades de sociedades, organizações, ordens, etc.

A Umbanda também adota esse processo ritualístico, pois a música traz em comum, não só a harmonia dos que cantam, como também expressam sentimentos como a Fé – elemento principal em qualquer atividade religiosa.

Os pontos, entoados de forma coesa, harmônica, em uníssonos, com o desejo real do que a letra exprime, se tornam verdadeiros Mantras: dinamizam as Forças da Natureza (Energias), e o participante entra facilmente em contato com o desejado (vibração, espíritos, energias, potências, ...).

A Curimba, é o conjunto de Atabaques e os cantos. O Atabaqueiro é chamado de Ogã. E todos são regidos pelo Ogã-Chefe.

Há uma Ciência por trás da Curimba: as ondas sonoras excitam os campos físico, mental e espiritual, fazendo acontecer a atração, a coesão, a harmonização, e a dinamização das Forças da Natureza e Espirituais, em quem ouve. Mas, o resultante disso, depende da qualidade mediúnica de cada um.

Observação: Quando não se entende o acima, muitos chamam isso de “magia”.

As irradiações das Forças da Natureza e Espirituais, tem como uma das origens, o ponto. Mas, o ponto deve ser composto de palavras-chaves específicas, atrativas, de justa-posição, e regidas pela vontade operante matéria/espírito, o que obriga o conhecimento dos fundamentos para a realização.

Advertência para os leigos, maus ou bem intencionados, imitadores, etc.: “Não “puxem” pontos sem conhecimento, pois o retorno com dissabores é certo. Em outras palavras: ‘Não brinquem com o que não se conhece’!”

Basicamente, pela origem, os pontos dividem-se em duas partes:

1ª:, são os pontos de Raiz - que vieram dos Espíritos com Ordens e Direitos de Trabalho na Umbanda, e não podem ser modificados.

2ª:, são os pontos Terrenos – que vieram diretamente das pessoas; mas devem ser pautados pela Coerência, Lógica, Razão, Bom Senso, e relacionados aos aspectos da Religião.

Pontos sem nexo algum; ingênuos; supersticiosos; fetichistas; primitivas; amedrontadores; denegridores; ignorantes, sem exaltação às Virtudes, Evolução, Forças da Natureza e Espiritualidade; etc.; estes nada tem a ver com a Umbanda. Exemplos de pontos ruins: “Exu tem duas cabeças; pomba-gira prostituta, do cabaré, mulambenta, padilhenta, mulher de 7 maridos; preto-velho mandingueiro, feiticeiro; o caboclo matou, pôs fogo na mata; tal espírito ou orixá mora no lodo, na lama; ogum é Praça de cavalaria, Capitão, General; ou que pedem dinheiro, comida, bebida; etc.”

Basicamente, os pontos cantados tem as finalidades:

Aberturas, Saudações, Louvações, Defumação, Vibração, Descarrego, Fluidificação, Desenvolvimentos, Contra-Demandas, Firmezas, Curas, Buscar-Justiça, Abrir-Caminhos, Doutrinação, Proteção, Cruzamentos, Consagração, Despedida, Fechamento, etc.

A figura de importância para a perfeição da “Curimba”,é o Ogã-Chefe. O cargo o obriga a saber antecipadamente, os pontos e toques que deve entoar, pois isso “segura a Gira”, fazendo o templo ficar seguro contra tudo o que for negativo.

Os cantores são os médiuns, e quanto melhor for a afinação, conjunto e colaboração, melhores são os benefícios que isso traz à todos.

Resumindo: não basta apenas tocar e cantar. É preciso conhecer e fazer direito.

Aos Ogãs-Chefes e Curimbas, que “seguram os terreiros”, por suas Qualidades de Fé, Amor, Conhecimento e Dedicação sem Igual, o meu sincero Obrigado!

(004 – Agosto.2012):

Templo Espiritualista O.xalá.ça

ENTENDA AS DIFERENÇAS, E NÃO CONFUNDA, OU EXIJA, COMO SENDO PRÁTICAS DA UMBANDA:

ASTRÓLOGO: Pessoa que estuda a posição dos astros e faz mapa astral com os dias bons e ruins de uma pessoa.

BAR: Local para ingestão de bebidas alcoólicas para satisfação de vício, ou seja: da necessidade de suicídio lento, e uma delas é adicionar álcool à própria corrente sanguínea.

BANCO: Local para sacar ou depositar dinheiro, pagar contas, pedir dinheiro, financiar bens, aplicar investimentos, e outras operações monetárias.

BOATE: Local para satisfação de baixos instintos sexuais.

BIQUEIRA:  Local para compra e ou consumo de drogas ilícitas.

CINEMA, TEATRO,  CIRCO, ...: Local para distração, ver ficções, viver fantasias, ...

FOFOCARIA: Local de reunião de pessoas para falarem mal de outras.

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: Local onde a pessoa internada imagina ser (Animismo), e se faz passar (Mistificação) por Deus, Jesus, Anjo, Buda, Mago Merlin, Lúcifer, Diabo, Bruxo, Espírito, Napoleão, Hitler, Lampião, Leonardo Da Vince, ET, ...

HOTEL, RESORT, ...: Local onde as pessoas vão para, mediante pagamento, ficar sem fazer nada e serem servidas em suas preguiças domésticas.

IMOBILIÁRIA: Local onde se vende, compra e aluga imóveis.

VIDENTE, OU CARTOMANTE, ...: São pessoas que dizem, mediante sortilégio, predizer o futuro, informando números ganhadores de jogos, situação de quem desencarnou, se a pessoa vai arrumar bom homem ou boa mulher, se vai ser feliz, se tudo vai dar certo, etc.

PAPAI NOEL: É um bom velhinho com um saco vermelho, e de dentro dele tira o presente que a pessoa pede.

SUPERMERCADO, LOJA, COMÉRCIO, ...: Local onde se vende de tudo mediante pagamento.

TABACARIA: Local para satisfação de vício, ou seja: da necessidade de suicídio lento, e uma delas é ingerindo nicotina e outros venenos cancerígenos.

MACUMBA: Local onde as pessoas, por motivos escusos, na prática de animismos, mistificações, mentiras, despachos, imolações, superstições, fetichismos e ignorâncias, além de praticarem de maneira negativa as modalidades dos itens acima, prometem resolver, e sem esforço próprio, todos os problemas que a pessoa tenha.

TEMPLO: Local de prática de religião, onde se faz a ligação do Ser Humano com a Divindade.

O QUE É A UMBANDA?: É escola onde se aprende sobre Ética e Moral, para que as provas da Vida sejam vencidas com Conhecimento. Onde se aprende a respeitar e valorizar o Corpo, a Mente, a Alma e o Espírito. É local de bons conselhos espirituais. Onde se aprende o porquê do Sentido da Vida e sua necessária Evolução. Onde o aprendizado mediúnico baseado na Lei das Afinidades, ensina que o único caminho no sentido da Perfeição, é o Empirismo. É a Doutrina da conquista, especialmente das Virtudes por Mérito Próprio. Umbanda é o “fazer Cristo” dentro de si mesmo.

..................................................................................................

..................................................................................................

© 2014 TEMPLO DE UMBANDA O.XALÁ.ÇA
Designer by Vmaster TI
Atendimento ás sextas-feiras com inicio ás 21:30 horas | E-mail: oxalaca@yahoo.com.br
R. Joana Avancini do Prado, 157 - Jd. Lallo - São Paulo/SP - CEP 04812-210 - Próx. Estação da CPTM Autódromo Interlagos