PROGRAMA BÁSICO DE DOUTRINA UMBANDISTA

INTRODUÇÃO

O PBDU tem as seguintes pretensões e finalidades:

  1. De ser um programa para incentivar os estudos Umbandistas, de forma individual ou em grupo.
  2. De poder atender os que estão iniciando na Umbanda.
  3. De relembrar ou completar conhecimentos aos médiuns práticos, em vista da bagagem que possuem sobre a doutrina que professam.
  4. De preencher um vazio de informação de que se ressente os que estão iniciando na Umbanda.
  5. De através da absorção do julgado interessante das informações já existentes, bem como das palestras psicofonicos (*1), e com atualização sempre que necessário, reunir informações que possam atender a necessidade das pessoas que querem conhecer os princípios básicos espirituais da Umbanda.
  6. Que os conhecimentos aqui contidos, aliadas aos trabalhos de desenvolvimento do médium, sirvam de sustentação interior para o Umbandista estudioso, já que as obras escritas sobre a Umbanda isso não oferecem, devido serem conflitantes entre si e não trazendo informações iguais.
  7. De servir como manual de orientação.
  8. De ser um trabalho voltado para o aprendizado gradativo e sistemático, partindo do simples para o complexo, e permitindo ao estudioso que parta do princípio de raciocínio de um assunto e o desenvolva de acordo com os seus conhecimentos, pesquisas e méritos, pois o autor faz questão explícita de informar que hoje, os conhecimentos sobre a Umbanda são apenas aqueles que podemos absorver, sendo que ao acontecer grau maior de compreensão, algumas informações poderão ser suprimidas, modificadas, ou receberem acréscimos.
  9. De ser um trabalho sintético, retrato das observações das pesquisas em templos e literaturas, e com o alerta de que não faz o esgotamento sobre o assunto, sendo que este ainda deve ser complementado pelos trabalhos práticos de desenvolvimento mediúnico, bem como de estudos diversos em todos os campos da Mediunidade.
  10. Observações

  11. No decorrer da leitura do trabalho, vai se perceber que o autor não floreou os fatos narrados e sim, narrou-os da forma real como foi recebida a informação, pois a pretensão é a verdade, independente dos possíveis julgamentos críticos.
  12. O PBDU não tem a pretensão de ser o único e infalível método para o conhecimento da mediunidade e sua aplicação, muito menos a de uniformizar a prática Umbandista, mas sim, é um esforço do Dirigente do Templo de Umbanda Oxaláça, no sentido de fazer acontecer a perfeita aplicação da mediunidade dentro dos princípios fundamentalmente sadios da Religião, com aplicação da Ética (*2) e notar do Saber individual do estudioso.

(*1) Psicofonia = Comunicação dos espíritos pela voz do médium.

(*2) Ética =      Ciência da moral; parte da Filosofia que estuda os deveres do homem e da mulher para com Deus e a Sociedade.

..................................................................................................

..................................................................................................

© 2014 TEMPLO DE UMBANDA O.XALÁ.ÇA
Designer by Vmaster TI
Atendimento ás sextas-feiras com inicio ás 21:30 horas | E-mail: oxalaca@yahoo.com.br
R. Joana Avancini do Prado, 157 - Jd. Lallo - São Paulo/SP - CEP 04812-210 - Próx. Estação da CPTM Autódromo Interlagos